Ao caminhar pelas ruas da sua cidade, você irá observar os diferentes tipos de telhado que cobrem as casas. Não há dúvida de que a escolha da estrutura é uma das etapas mais importantes na construção ou reforma de um imóvel. Mas como selecionar o modelo ideal para o seu projeto?
Uma escolha realizada sem conhecimento ou de forma precipitada pode comprometer a qualidade do imóvel, ocasionando problemas como infiltrações e goteiras. Portanto, é preciso conhecer as opções disponíveis no mercado, analisar as características de cada modelo, e entender qual cobertura se adequa melhor às suas perspectivas.
Além de proporcionar segurança, o telhado também pode garantir conforto acústico e térmico, sem contar que ele é um elemento que compõe a estética do espaço. Entre os principais tipos de telhado aplicados em construções estão: telhado de cerâmica, concreto, cobertura abre e fecha, entre outros.
Que tal conhecer melhor cada um desses modelos? Continue a leitura do artigo abaixo e descubra as vantagens e desvantagens dos diferentes tipos de telhado. Boa leitura!
Telhas de cerâmica
É um dos modelos mais comuns de telhado. Ao caminhar por uma rua, não é difícil encontrar uma casa que possua telhas de cerâmica instaladas. Isso porque, elas proporcionam proteção tanto ao frio quanto ao calor, devido ao material isolante térmico.
Também, as telhas de cerâmica oferecem isolamento acústico, sendo uma boa opção para projetos residenciais. Conhecidas como “telhas de barro”, elas podem ser naturais ou esmaltadas, a última opção, no entanto, possui uma maior durabilidade.
Os modelos cerâmicos podem variar de acordo com o design e suas características. Entre os diferentes tipos de telha cerâmica, podemos citar:
- Romana
- Americana
- Colonial
- Portuguesa
- Italiana
- Francesa
- Outras
Enquanto a telha romana possui um design mais sofisticado, a colonial é caracterizada pela facilidade de instalação e pela ótima vazão de água. Por sua vez, a telha americana apresenta boa estabilidade e é considerada mais refinada.
Cobertura móvel
A cobertura móvel é uma das opções mais promissoras do mercado e com ótimo custo-benefício. Caracterizado pela sua versatilidade, o modelo abre e fecha é controlável e garante um visual sofisticado ao ambiente.
Com ele, não é necessário se preocupar com dias de chuva ou de calor intenso, já que a estrutura consegue regular a entrada de ar e dos raios solares. Sendo assim, é possível aproveitar o dia, independentemente do clima, já que a cobertura abre e fecha proporciona proteção e praticidade.
O modelo pode ser aplicado em diferentes projetos, em imóveis residenciais, empresariais e comerciais, ou seja, é um tipo de telhado ideal para todos os casos (já que também não é considerado como área construída). Há diferentes materiais que compõem esse teto abre e fecha, como a cobertura de policarbonato e em alumínio.
Cobertura de policarbonato
A cobertura de policarbonato possui alta resistência a impactos, 250 vezes a mais que o vidro e 30 vezes a mais que o acrílico, isso indica que a estrutura garante proteção contra atos de vandalismo, entre outros riscos.
Com alto nível de transparência, o telhado de policarbonato permite visualizar o ambiente externo, além de promover um local mais iluminado. Mas não é só isso. A cobertura também protege contra os raios ultravioleta, ou seja, é possível desfrutar de um dia ensolarado, sem se preocupar com a ação do Sol.
Cobertura de alumínio
Já a cobertura de alumínio é capaz de bloquear a luz solar, mantendo o ambiente fresco e escuro, com uma temperatura amena. Além disso, o telhado abre e fecha de alumínio também protege contra a chuva e outras ações climáticas. Tudo isso, com um baixo nível de ruído, o que traz mais conforto para o espaço.
O alumínio é um material leve, resistente e que possui propriedades físicas e mecânicas. A cobertura composta de alumínio também oferece uma otimização do ambiente, além de um visual moderno.
Outra opção de telhado abre e fecha são as coberturas mistas, feitas a partir da combinação de policarbonato e alumínio. A principal vantagem desse tipo de cobertura é a manutenção das características dos dois materiais, pois, a cobertura mista consegue aproveitar a luz solar, e ainda, preservar o clima arejado e agradável do local.
Conclusão
Como você viu, há diferentes tipos de telhado com alta qualidade e tecnologia no mercado. São muitas as opções de coberturas, sendo assim, vale a pena pesquisar outros modelos como telhados de concreto, telhado retrátil, telhado verde, entre outros.
Outro ponto importante é prezar por empresas com qualidade comprovada na hora da compra. Busque por referências, indicações e, se possível, faça uma visita a empresa que você tem interesse. Trabalhar com uma equipe qualificada e com experiência no seu projeto vai lhe poupar dores de cabeça.
Por fim, escolha a opção que melhor atende às suas necessidades e expectativas, seja um telhado abre e fecha, uma cobertura de alumínio ou outro produto.